Nos Bastidores

Itália prende líder mafioso que vivia no Brasil

(Foto: Divulgação)

Neste último domingo, 4, a polícia da Itália prendeu o líder de um clã mafioso que tinha fugido para o Brasil, mas que retornara ao país europeu para o feriado de Páscoa.  

Considerado o chefe do clã de Pagliarelli, Giuseppe Calvaruso, foi detido em Palermo, na Sicília, após chegar do Brasil com um voo vindo de Natal e com conexão em Paris, segundo aponta o jornal La Repubblica. De acordo com a Arma dos Carabineiros, Calvaruso teria se tornado o “regente” do clã de Pagliarelli após a prisão do chefe Settimo Mineo, em dezembro de 2018.   

Segundo os investigadores, o mafioso teria se mudado para o Brasil, delegando a aliados a gestão dos negócios das famílias subordinadas a ele. Seu plano seria voltar para o país sul-americano depois da Páscoa.   

A polícia também prendeu outros quatro membros do clã: Giovanni Caruso, Silvestre Maniscalco, Francesco Paolo Bagnasco e Giovanni Spanò, todos eles acusados de associação mafiosa, extorsão, lesão pessoal, sequestro e ocultamento de bens.   

Ainda de acordo com o inquérito, Calvaruso teria lavado dinheiro obtido com atividades mafiosas em restaurantes e no setor de construção civil. No entanto, para evitar a apreensão de bens, teria ocultado seus investimentos através de uma rede de laranjas.   

 

(*) Com informações do IstoÉ.

Nenhum comentário