Nos Bastidores

Público de 55 a 59 anos com comorbidades começa a ser vacinado nesta segunda



O público de 55 a 59 anos, com cardiopatias, diabetes mellitus e obesidade mórbida (IMC > 40), será vacinado pela Prefeitura de Manaus a partir desta segunda-feira, 29. O grupo abre uma nova fase da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, que desde janeiro contemplou trabalhadores da saúde, idosos das áreas urbana e rural, pessoas com deficiência residentes em instituições de apoio e indígenas aldeados.

O atendimento ao novo grupo prioritário será por ordem decrescente de idade, nos sete pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de acordo com o agendamento eletrônico do Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/).

As comorbidades eleitas como prioritárias para o atendimento desta etapa da campanha são aquelas que, de acordo com avaliação da Semsa, Conselho Regional de Medicina (CRM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), oferecem maior risco de agravamento e morte quando associadas com a Covid.

A vacinação começa pelas pessoas de 59 anos, nesta segunda-feira, 29. Os de 58 anos serão vacinados na terça, 30; os de 57, na quarta, 31; os de 56, na quinta, 1º, e os de 55, no sábado, 3.

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia. Dessas, mais de 8 mil haviam se cadastrado no Imuniza até a manhã de sábado, 27, e já estão agendadas para receber a vacina ao longo da semana. Considerando o público de 18 a 59 anos, com e sem comorbidades, o sistema registrou nas primeiras 48 horas, 111 mil registros. O sistema para cadastramento das comorbidades foi aberto às 9 horas da última quinta-feira.


(*) Com informações do D24am

Nenhum comentário