Nos Bastidores

Órgão para pandemia nos EUA libera vacinados de usar máscara em pequenos grupos

Profissional de saúde recebendo dose da vacina contra a Covid-19 em Tóqui. (Foto: Divulgação Behrouz Mehri/Reuters)

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos definiu novas diretrizes para pessoas vacinadas contra Covid-19. A partir de agora, elas podem se reunir com outras pessoas vacinadas sem máscara e distanciamento social.

Além disso, quem já foi imunizado nos EUA também pode conviver sem máscara com um pequeno grupo de pessoas da mesma família. Quem já foi vacinado não precisa se isolar e testar para Covid-19 após contato com alguém doente, se estiver assintomático.

"A Covid-19 continua a exercer um grande impacto sobre nossa nação. Como vocês, quero poder voltar às atividades cotidianas e me encontrar com nossos amigos, famílias e comunidades", disse a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, na coletiva de imprensa da Casa Branca na segunda-feira, 8. 

 “A ciência e a proteção da saúde pública devem nos guiar conforme começamos a retomar essas atividades. A ação de hoje representa um primeiro passo importante. Não é nosso destino final.

À medida em que mais pessoas são vacinadas, os níveis de infecção por Covid-19 diminuem em comunidades e, à medida que nosso entendimento sobre a imunidade da Covid melhora, esperamos atualizar essas recomendações para o público. "

O CDC define pessoas que estão totalmente vacinadas como aquelas que passaram duas semanas após receber sua segunda dose das vacinas Moderna e Pfizer Covid-19 ou duas semanas após uma dose da vacina Johnson & Johnson. Há evidências crescentes de que as pessoas vacinadas não transmitem a Covid-19, mas os cientistas ainda tentam entender por quanto tempo dura a proteção da vacina.

Pessoas totalmente vacinadas podem:

Realizar encontros com outras pessoas totalmente vacinadas em ambientes fechados sem o uso de máscara ou distanciamento social;

Visitar pessoas não vacinadas de uma mesma família que apresente risco baixo de desenvolver a forma grave da Covid-19. Os encontros são permitidos sem o uso de máscara ou distanciamento social;

Fim da obrigatoriedade do cumprimento da quarentena e da realização de testes em caso de contato com pessoas doentes, se estiver assintomático;

(*) com informações da CNN Brasil.

Nenhum comentário