Nos Bastidores

Havaí declara emergência após enchentes causarem danos em todas suas ilhas

Moradores de Hauula, no condado de Honolulu, obsevando rua inundada após fortes chuvas. (Foto: Divulgação/Reuters)

O estado norte-americano do Havaí está em situação de emergência enquanto enfrenta os danos generalizados causados por enchentes.

O governador David Ige assinou a medida na terça-feira, 9, para liberar fundos do estado para ajudar as pessoas afetadas pelas fortes chuvas e inundações que atingiram todas as ilhas, de acordo com uma publicação no Twitter.

O mau tempo deve continuar até sexta-feira, mas os residentes já estão relatando danos generalizados.

Pelo  menos meia dúzia de casas na ilha de Maui foram seriamente danificadas ou destruídas. E duas pontes em Wong's Village, em Oahu, ruíram quando um caminhão de cimento passou por elas, de acordo com a afiliada da CNN KGMB.

O residente de Maui, Mark Alexander, disse que se viu com água no peito em questão de minutos em sua casa em Haiku. O cachorro da família, Legend, foi levado pela água, mas encontrou uma maneira de escalar o telhado da casa e se salvou, relatou a KGMB.

A enchente foi tão furiosa que derrubou a fundação do quarto de sua filha, disse Alexander, enquanto ele e seus familiares e amigos começavam a tirar a lama de suas casas.

O prefeito de Maui disse que casas e pontes foram severamente danificadas na inundação da comunidade. "Esta foi uma inundação sem precedentes e faremos avaliações de danos hoje", disse o prefeito Michael Victorino em um comunicado por escrito na terça-feira.

Na segunda-feira, Victorino disse que os moradores lhe disseram que foi a pior enchente que viram em mais de 25 anos.

As autoridades também se preocupam com o aumento do nível água na represa Kaupakalua, em Haiku, e ordenaram que residentes de áreas próximas deixassem suas casas.

Na terça-feira, um alerta de inundação repentina também foi emitido para Haleiwa, na costa norte de Oahu, no condado de Honolulu, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

"Inundação catastrófica do riacho Opaeula. Deixe agora da cidade de Haleiwa", disse o governo do condado de Honolulu em um aviso de emergência enviado à tarde. "Você está em perigo. Saia agora."

O Gerenciamento de Emergências de Oahu emitiu um aviso de inundação repentina que pode levar a catástrofes com risco de morte. Um alerta de emergência emitido pela cidade e condado de Honolulu recomendou que os moradores da ilha procurassem terrenos mais elevados.

"Minha alerta para qualquer um que veja essa mensagem é que deixem suas casas. Não fazemos esse tipo de ordens caprichosamente, fazemos com um propósito, com muita seriedade", disse o prefeito da cidade e do condado de Honolulu, Rick Blangiardi, em vídeo divulgado na terça-feira.

Avaliação dos os danos

“Quando você vê os danos das enchentes, é um lembrete do poder absoluto da água em movimento rápido”, disse Victorino, que visitou as áreas inundadas. "Temos muita sorte de não haver relatos de mortes ou ferimentos. Quero agradecer publicamente aos nossos socorristas que realizaram um trabalho heróico em condições muito perigosas."

O prefeito disse que a enchente destruiu a ponte Peahi e interrompeu o fornecimento de energia elétrica para mais de 1.300 pessoas.

O Corpo de Bombeiros de Maui informou que recebeu mais de uma dúzia de pedidos de ajuda de moradores que ficaram presos em suas casas por causa das enchentes, de acordo com uma atualização do condado de Maui.

Na segunda-feira, Ana Paula DeCarlo disse à CNN que sua família estava presa em casa devido à destruição da estrada. Ela gravou um vídeo que mostra a água correndo pela estrada que costumava ter um pequeno riacho embaixo dela.

“Esta é a nossa rua agora. Não podemos ir a lugar nenhum. A rua sumiu, sumiu!”, Postou ela no Instagram.

(*) com informações da CNN Brasil.

Nenhum comentário