Nos Bastidores

Sobrinho de secretário é nomeado Diretor de Unidade de Saúde, no interior do AM

Foto/Reprodução da internet
Gabriel Ricardo e Deyze Canafé - Agência GR7

No último dia 07, O prefeito Ramiro Gonçalves (MDB), do município Careiro da Várzea nomeou, conforme publicação do Diário Oficial dos Municípios (DOM), Sergio Henrique Paula Braga Ricardo para o cargo de Diretor de Unidade de Saúde. 

Segundo informações repassadas por moradores do município, Sérgio Henrique é sobrinho de Marcus André Silveira da Silva, que ocupa o cargo de secretário municipal de meio ambiente.

A reportagem procurou um posicionamento junto ao prefeito Ramiro por meio dos telefones fornecidos pelo Executivo Municipal, mas até a finalização desta matéria os telefones não foram atendidos.

QUAL O PERFIL PARA ASSUMIR O CARGO, SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE?

O gerente de unidade de saúde, profissional cujas atribuições foram incluídas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de 2017, teve credenciamento liberado pelo Ministério da Saúde. Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, coordenação das ações no território e integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços.

Atribuições
A função deverá ser exercida por profissional qualificado, com nível superior,  não integrante das equipes vinculadas às USF e cumprindo carga horária de 40 horas semanais.
O gerente na USF deverá conhecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e fomentar a participação dos profissionais na organização do horário de atendimento aos cidadãos, com base em protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de apoiar a referência e contrarreferência entre equipes que atuam na APS e nos diferentes pontos de atenção, com garantia de encaminhamentos responsáveis.


REPERCUSSÃO LOCAL

De acordo com um site local, com grande repercussão no município, o Sérgio Henrique foi nomeado por ser sobrinho do Secretário de Meio Ambiente, Marcus Paulo.

''Como se já não bastasse o pastor Marcus ter conseguido para si a secretaria de Meio Ambiente, ele agora abocanhou o cargo de diretor de UBS para seu sobrinho, Henrique Braga. Nada contra, mas tal cargo merece um olhar mais criterioso, uma pessoa mais bem preparada já que estamos em um período crítico de pandemia.'' - blog do Mário do Careiro

Na publicação, a página ainda acusa o filho do prefeito de ser o responsável pelas articulações em busca da reeleição do pai, Ramiro Gonçalves:

''Essa nomeação só nos leva a crer que as decisões hoje tomadas na prefeitura municipal trocaram de mãos e foram parar nas mãos do filho do prefeito o pastor Douglas que transformou a prefeitura em um balcão de negócios. Tudo em troca da reeleição do Paizão.'' blog do Mário do Careiro

Veja a publicação:

ARTICULAÇÕES 2020

À época a  nomeação do líder religioso, ligado à Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM), soava nos bastidores como uma 'tentativa descarada' de obter o apoio da instituição nas eleições municipais, de acordo com o vice-prefeito, Kedson Araújo (PP).



''Uma tentativa descarada de tentar apoio (da IEADAM). O prefeito está com uma rejeição enorme no município, não fez nada, nem se aproximou de nenhum líder durante o mandato, contratou muitas pessoas, recentemente, usando o auxílio para pandemia.'' - declarou o vice-prefeito



Ainda segundo ele, Marcus talvez não tenha preparo para assumir tal função.



''Pastor Marcus é meu amigo, ele é ligado a Assembleia de Deus, muito competente, não sei se tem preparo para o cargo''

Procurado, o novo secretário não quis comentar sobre o assunto.

O PORTAL NOS BASTIDORES DEIXA O ESPAÇO PARA A MANIFESTAÇÃO DOS ENVOLVIDOS E REAFIRMA A IMPARCIALIDADE DA MATÉRIA, E O COMPROMISSO COM A VERDADE. 

Nenhum comentário