Nos Bastidores

Briga por direitos autorais tira ‘Chaves’ da programação do SBT após 36 anos


Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium
MANAUS – Após 36 anos de transmissão da sitcom Chaves no Brasil, sites especializados em entretenimento afirmam que o Sistema Brasileiro de Comunicação (SBT), não irá mais exibir o seriado a partir deste sábado, 1 de agosto.
Segundo a coluna do Jornalista Flávio Ricco, existem problemas com direitos autorais relacionados à rede Televisa, do México, impede que o seriado continue sendo transmitido no Brasil. A série é uma das produções mais amadas pelos brasileiros, com o primeiro episódio exibido em 1984, a partir do acordo feito por Sílvio Santos, que também comprou direito de exibição das novelas da Televisa.
Com personagens icônicos que atravessaram gerações, a sitcom Chaves chegou a ser televisionada em mais de 20 países simultaneamente. A história de um menino órfão que mora dentro de um barril em uma vila com famílias aparentemente ‘normais’ ganhou a primeira transmissão em 21 de junho de 1971 no México, e até hoje possui um público fiel que apesar dos anos não deixaram de acompanhar cada episódio.
Inicialmente, a série foi planejado para alcançar o público adulto, mas transformou-se rapidamente em sucesso entre as crianças, produzida ao longo de dez anos, o programa chegou a reunir audiência de 350 milhões de pessoas em seu auge, incluindo-se reprises, a atração foi transmitida em todos os países ibero-americanos do mundo, apesar de ter saído do ar em Cuba após algumas exibições.
A última exibição no formato individual foi em 1980; a última aparição dos personagens aconteceu em 1992, como um quadro curto no programa ‘Chespirito’.

Lembranças

O produtor audiovisual Luis Reis, 31, acompanha o seriado mexicano desde a infância. A notícia trouxe tristeza para ele, pois as lembranças mais ávidas sobre o avô, Francisco Oliveira que faleceu em 2008 são dos momentos assistindo Chaves. “Sempre que eu chegava da escola, o meu avô apesar da idade avançada, estava me esperando para assistirmos junto a série, que para nós nunca perdia a graça.”, comenta.

Posicionamento

Por meio da conta oficial no Instagram, o SBT anunciou nesta sexta-feira, 31, que não irá mais exibir a atração. "Foram 36 anos colocando um sorriso no rosto dos brasileiros e zás e zás. Infelizmente, o #Chaves está deixando a vila do SBT. Pi, pi, pi, pi, pi, pi… Desculpa o choro, é que me escapuliu.
#ObrigadoChaves, você será sempre o nosso Chavinho lindo, meu amor!"

Nenhum comentário