Nos Bastidores

Revista Ideias Editadas será lançada em formato digital


O Centro Cultural Casarão de Idéias lança a edição on line da revista Ideias Editadas amanhã, sexta-feira (19). A publicação estará disponível no site www.casaraodeideias.com.br e aborda em sua linha editorial textos críticos, educacionais e informativos à cultura.

João Fernandes Neto é diretor executivo da "Ideias Editadas" e explica que a edição é trimestral e, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a publicação será digital, e que após o isolamento manterá a edição digital.

"Essa é a primeira vez que revista ganha edição digital. Vamos manter esse formato mesmo após a pandemia. Assim, podemos alcançar mais leitores de várias partes do Brasil, através da internet", diz o diretor.

Para os leitores, a revista Ideias Editadas conta a trajetória dos dez anos de fundação do Casarão de Ideias - responsável pela publicação -, abordando os principais projetos desenvolvidos pelo espaço e os grandes eventos sob sua responsabilidade.

O periódico ainda apresenta em sua capa a fachada da Biblioteca Pública do Amazonas com um poema de Zemaria Pinto, onde ele homenageia o espaço de leitura localizado no Centro da Cidade. Outra matéria ligada a literatura, trata sobre o restauro e a entrega da biblioteca municipal João Bosco Evangelista. O local será entregue a população após a pandemia da Covid 19, pela Prefeitura Municipal de Manaus.

Temas mais atuais ligados a artes, causados pela pandemia, tiveram espaços em artigos como "As Visitas Virtuais em 360° Graus nos Espaço Culturais" e a forma como os artistas amazonenses driblaram o isolamento social e continuaram ativos em suas artes.

No número que será lançado também poderá ser lido um artigo especial sobre o Dia do Museu. Nele, é abordado os museus que já foram extintos ou fechados sem previsão de reabertura. Esses espaços culturais têm como grande desafio manter viva a tradição e a memória que não estão acessível ao público.


Nenhum comentário