Nos Bastidores

"O racismo é assim: ele te envergonha, te coloca para baixo. Faz você acreditar que você é muito menos do que uma pessoa branca, que você é feia, suja, inferior", desabafou a MC Karol sobre racismo


A funkeira MC Carol fez anteontem um longo desabafo em seu perfil do Facebook contando casos em que sofreu racismo ao longo da vida. No texto, a MC afirma que o racismo é capaz de fazer uma pessoa se sentir feia, suja e inferior.

"O racismo é assim: ele te envergonha, te coloca para baixo. Faz você acreditar que você é muito menos do que uma pessoa branca, que você é feia, suja, inferior", escreveu Carol, que alerta para os casos em que o racismo é capaz de afastar os negros na sociedade.

"Faz você ficar contra os seus, não se relacionar amorosamente com os seus. Te coloca medo, pavor de andar à noite de roupas escuras num grupo de pessoas pretas", disse.

Para Carol, o racismo coloca a população negra em estado de alerta constante. "Deixa você apreensivo ficando perto da bolsa de alguém ou na casa de algum branco", citou. "O racismo te pega quando você menos espera e, na maioria das vezes, você trava."

"Você fica tão chocada que paralisa, a lágrima vem e você não consegue falar nada! Mas a gente tem que falar, a gente precisa falar", defendeu a funkeira.

"O racismo te causa traumas incuráveis", reforçou ela, que confessou sentir constrangimento ao entrar em lojas e restaurantes até hoje, "mesmo tendo dinheiro".

Sem nenhum filho ainda, Carol se diz preocupada com a conversa sobre racismo que terá com eles um dia. "Eu não sei como vou falar pra minha filha que ela vai sofrer, ser excluída, humilhada e talvez morta por conta da cor da pele dela, que a vida pra ela vai ser 100 vezes pior e mais pesada e que ele não vai poder ter a liberdade de uma criança branca", declarou.


Nenhum comentário