Nos Bastidores

Casarão de Ideias abre inscrições para o XI Festival Mova-se de Dança


O Centro Cultural, Casarão de Idéias e a Cia. Teatral de Idéias abrem processo seletivo para os espetáculos que comporão a programação do XI Mova-se: Solos, Duos e Trios 2020, que acontecerá em Manaus, nos dias 27 e 29 de novembro, em diversos espaços públicos.

O Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios objetiva em sua programação a exibição de espetáculos de dança e outras linguagens artísticas, como teatro e circo, que tenham o corpo como objeto de pesquisa e  promovam intercâmbio e difusão da produção artística.

Além do formato presencial, a grande novidade para esta edição serão as apresentações em plataformas digitais, e para as apresentações ao vivo, os espetáculos deverão atender aos protocolos de cuidados com a saúde pública, preconizados pelos órgãos de saúde.

As inscrições para o festival já encontram-se abertas e seguem até o próximo dia 24 de julho, para as categoria "Espetáculos" nos formatos: presencial e digital; e as "Intervenções Urbanas", que contenham a proposta de discutir a temática de ocupação dos espaços urbanos, como instalações, performances e outros.

Podem se inscrever grupos, companhias e artistas independentes de todos os estados brasileiros, e também dos países que compõem a Amazônia Legal, como Colômbia, Equador e Peru.

Para esta edição, os países pertencentes ao Programa Iberescena também podem se inscrever, como Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai.

Eles deverão apresentar propostas apenas as categorias "Espetáculos" e "Intervenções", que serão objetos de avaliação por parte da comissão de seleção.

Inscrições

Para efetivar as inscrições, os interessados deverão acessar e baixar a ficha de inscrições que estão disponíveis no site www.casaraodeideias.com.br, preencher enviar juntamente com os seguintes materiais: ficha de inscrição com dados de elenco, ficha técnica e censura do espetáculo, currículo do espetáculo e do grupo, dados para contato, fotos e outras especificações que constam no edital.

Outra novidade para o IX Festival Mova-se de Dança, será o envio para a curadoria de espetáculos realizados em plataformas on-line, onde o interessado poderá enviar links para a avaliação espetáculos já postados nas redes mundiais de computadores.

Os espetáculos inscritos serão avaliados pela comissão de seleção do festival no período de 03 a 07 de agosto, de acordo com critérios de avaliação que incluem qualidade técnica e artística, criatividade e originalidade.

O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de agosto, no site do Casarão de Idéias: www.casaraodeideias.com.br.

João Fernandes Neto é o diretor geral do Festival Mova-se de Dança, ele explica que o novo formato do evento atenderá todas as normas do novo período que estamos vivendo, devido ao novo Coronavírus: "Vamos realizar um evento seguro para todos. Vamos manter todas as medidas de prevenção, e explorar o formato digital, desde a inscrição até a apresentações no formato digital. O Festival Mova-se de Dança vai fazer um festival diferente e inovador. Sem gerar aglomerações e com todas as medidas de biossegurança", destacou.

A XI Mova-se Festival: Solos, Duos e Trios foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Programa Iberescena), na categoria Apoio a Festivais. O festival tem o patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet.

Serviço:

Inscrições abertas para o Festival Mova-se de Dança.

Quando: de 22 de junho a 24 de julho de 2020
Onde: www.casaraodeideias.com.br
Quanto: Gratuito





Nenhum comentário