Nos Bastidores

Mulheres protagonizam bastidores da política, em Presidente Figueiredo

Rossicleide Queiroz, Patrícia Lopes, Geni Alves.

52% do eleitorado brasileiro são mulheres, mas quando se compara a presença nos cargos de poder, os números são bem inferiores. Elas são 15% dos deputados federais e dos senadores e 14% dos vereadores. No Executivo, apenas um estado é governado por uma mulher e 12% dos municípios.


Desde 2009, a Lei Eleitoral obriga os partidos a destinar 30% das candidaturas para cada gênero, a fim de estimular candidaturas femininas. A cota já existia na legislação anterior, mas era apenas uma reserva. Na prática, muitos partidos deixavam essas vagas vazias.

5% do Fundo Partidário precisa ser gasto com a “criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres”, sob comando da Secretaria da Mulher da legenda ou por instituto com personalidade jurídica própria presidido pela chefe da secretaria de acordo com A Lei dos Partidos.

No município de Presidente Figueiredo, localizado a 107 km de Manaus - AM, mulheres sempre foram minoria no legislativo e executivo, mas este ano de 2020 os bastidores da política estão sendo protagonizados por Elas, Mulheres.
Saiba quem são as pré-candidatas:
Rossicleide Queiroz (DEM), natural de Tefé – AM, Professora, mãe, filha, vereadora de 1 mandato e, por 8 anos, Secretária de Educação do Município.
Com toda sua trajetória e experiência, Rossicleide se declara preparada para o pleito de 2020, e, tem contribuído para o município, de forma indireta, na capacitação de jovens para o mercado de trabalho e incentivando jovens e adultos a concluírem os estudos, e, sonha em poder transformar Presidente Figueiredo em um município mais desenvolvido.
______________________________________________________
Patrícia Lopes (MDB), natural de Jardim - CE, casada, mãe, filha, enfermeira, vereadora de 3 mandatos, e, foi presidente da câmara.
Patrícia acredita estar preparada para assumir um cargo executivo após os 3 mandatos ininterruptos e produtivos, sendo assim, colocou seu nome à disposição para o pleito de 2020, e, deseja alcançar o executivo municipal para desenvolver projetos voltado ao crescimento e valorização do município.
_______________________________________________________
Geni Alves Silva (PCdoB), natural de Rancharia – SP, casada, mãe, filha, foi vereadora por 1 mandato, em 2000, única vereadora de oposição e disputou o cargo de deputada federal, não sendo eleita. E mesmo sem mandato, continua acompanhando e fiscalizando as ações políticas do município.
Segundo Geni, a mesma nunca deixou de lutar por melhorias para o povo de Presidente Figueiredo, após mais de 15 anos, ela retorna ao cenário político, e tem o desejo de disputar as eleições 2020, almejando a prefeitura municipal.
_______________________________________________________
Compartilhe esta matéria e comente o nome da cadidata que poderá contar com seu apoio.

Nenhum comentário